Conheça Jessica Jareno Enguix - gerente de mercado, bebidas

Colaboração e empatia são fundamentais para compreender e atender às necessidades do cliente.

Imagem de rosto de Jessica Jareno Enguix

Como veterano de sete anos do setor de revestimentos de embalagens, Jessica Jareno Enguix entende todas as facetas do mercado europeu de bebidas. Com bacharelado/graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Politécnica de Valência e dois mestrados em educação e negócios internacionais, ela sempre foi atraída por aprender os detalhes da engenharia de alimentos e bebidas.

Começando como representante de atendimento ao cliente, depois trabalhando em uma função de gestão, Jessica ingressou na Sherwin-Williams quando o fornecedor adquiriu a Watson Standard em 2019. Ela mora em Valência, Espanha, onde trabalha em seu escritório em casa, quando não está viajando para visitar clientes.

“Viajo para todos os lugares da Europa”, diz Jareno Enguix. “Em 2020, fui para 14 países diferentes, o que foi uma grande conquista, considerando a pandemia. Agora, viajo uma ou duas vezes por mês para verificar as filas dos clientes e para garantir que estamos atendendo às expectativas deles.”

Como gerente de mercado de vendas do segmento de bebidas da empresa, Jessica facilita a colaboração entre todas as funções, interna e externamente. Trabalhando em estreita colaboração com as equipes de P&D, atendimento ao cliente, fabricação, vendas e serviços, jurídica e financeira, bem como com o cliente, sua principal prioridade é alinhar o portfólio de produtos com as necessidades do cliente.

Uma maneira de conseguir isso é por meio da empatia, sempre tentando se colocar no lugar do cliente. Ao se comunicar constantemente com várias “stakeholders” na divisão de revestimentos de embalagens, ela está em posição de conhecer os pontos fortes da empresa por dentro e por fora, dando a ela uma perspectiva bem equilibrada sobre seu mercado.

“Tudo está ligado em nosso setor, e é por isso que a equipe de embalagens valoriza o compartilhamento de conhecimento entre todos os departamentos.”

Jessica Jareno Enguix

Gerente de mercado, bebidas

Jessica trabalha em casa com sua companheira favorita, sua cachorrinha Conina, viajando para encontrar clientes sempre que possível.

Outra área de foco de Jareno Enguix é a tecnologia UV Beverage Rimcoat, uma fórmulam da antiga Watson que ajuda a melhorar a mobilidade da lata, mesmo em linhas de produção de latas de alta velocidade, que também é versátil o suficiente para condições de esterilização. Ela ajuda a equipe com suporte e treinamento de produção, enquanto os negócios continuam a se integrar entre os dois fornecedores.

Quando solicitada a citar uma situação interessante para o cliente, ela observa um cenário que ocorreu há alguns anos no Oriente Médio.

“Tínhamos um cliente que precisava de mais produtos rapidamente. Enviamos os materiais por frete aéreo, mas o cliente nos informou que não era suficiente manter sua linha em movimento. Em vez de desligar a linha, perguntamos a um de seus concorrentes se poderíamos pegar um tambor emprestado. Eles atenderam à solicitação, permitindo que nosso cliente mantivesse a produção em andamento.”

Jessica atribui o favor à conectividade entre o mercado de bebidas na Europa. Eles podem se apoiar uns nos outros, diz ela.

Quanto ao futuro dos revestimentos de embalagens na Europa, Jareno Enguix diz que a importância da sustentabilidade continuará a crescer, observando que, a cada ano que passa, os clientes levam mais a sério a responsabilidade ambiental. Ela também prevê uma variedade cada vez maior de bebidas enlatadas com um produto para cada paleta ou sabor, desde produtos de milkshake à base de leite real até bebidas energéticas. Isso, diz ela, exigirá que cada vez mais tecnologias de revestimento sejam desenvolvidas.

“Em comparação com outras regiões, a Europa é muito diversificada, com muitos idiomas, costumes e preferências diferentes”, diz Jessica. “Fui exposta a tantas culturas, e essa é a melhor parte do trabalho, além de trabalhar com uma equipe tão incrível.”